Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

As diferentes maneiras de trabalhar com moda

Ao contrário do que muitos pensam, o curso de moda não forma apenas estilistas. O profissional dessa àrea pode atuar nos negócios da moda, na modelagem, na produção de moda, figurinismo, marketing, fotografia, design, jornalismo de moda, indústria têxtil..

  • GRADE CURRICULAR
O curso de Design de moda, obviamente, vai variar de faculdade para faculdade. Porém, existem materias parecidas ou que conversam entre si. Algumas delas são: Técnicas de Cores, História da Moda, Modelagem, Compras, Tecnologia Têxtil, Desenv. de Coleção, Técnicas Operacionais, Figurino, Desenho de Moda e claro, projetos, estágio e TCC.


  • ÁREAS DE TRABALHO
ESTILISTA: é aquele que desenha, criando incríveis coleções de roupas e acessórios, influênciando assim, no modo que as pessoas se vestem. Õ/

MODELISTA: é aquele que faz os moldes a partir de desenhos criados pelos estilistas. 

STYLIST: é aquele que monda os looks, definindo o estilo de coleções, catálogos, editoriais de moda, desfiles e até mesmo campanhas publicitárias. Õ/

COMPRADOR (BUYER): é aquele que escolhe e compra os melhores produtos para compor a coleção,  visita fornecedores e feiras para saber o que há d enovo no mercado.

ENGENHEIRO TÊXTIL: é aquele que cria tecidos e estampas, participando de todo o processo de produção do tecido; trabalha também na parte de análise de tecidos. 

JORNALISMO DE MODA: é aquele que informa tudo que acontece na moda, desde lançamentos até aspectos econômicos. 

FIGURINISTA: é aquele que produz roupas e acessórios para o teatro, tv, cinema.. 


 Eu, Michelle, curso Design em Moda, na Universidade Cândido Mendes, em Niterói (RJ).. Desde que comecei o curso, vi que é isso que eu quero para mim. Apesar de ainda estar no primeiro período, me identifiquei muito com as matérias e com o todo do curso. Sonho em ter minha própria loja, com coleções assinadas por mim :D Já tenho vários projetos em andamento e sou a felicidade em pessoa. haha
 É importante lembrar que o curso de moda ainda é visto com muito desleixo. Vai de você focar e seguir em frente apesar dos comentários alheios. Nada é fácil nessa vida, mais se você ama o que faz e é bom nisso, terá o que deseja no futuro. 

E aí, deu pra tirar alguma dúvida sobre o curso de Moda? Você pensa em cursar moda?


0 comentários: